sábado, fevereiro 19, 2005

Recebi uma estória de uma pessoa que esteve cá na Lunda, que provavelmente terá passado aqui a sua juventude, e é indiscutível o amor com que ficou a esta terra, tão bem descrita aqui neste estória...
Leiam e podem crer que é assim.
Não lhe pedi autorização para publicar aqui este texto, mas certamente que ele ficará contente por poder partilhar esse amor com o maior número de pessoas, por isso cá vai:


Quando Deus fez o mundo, distribuiu calor aqui, gelo acolá, zonas ricas agricolamente mas pobres em recursos minerais, outras ao contrário, outras com petróleo mas só com areia à superfície, enfim, na sua infinita visão e justiça, dividia as riquezas regionais e equilibrava-as com a energia e engenho do povo que depois nessas zonas punha!
Quando chegou à altura de fazer a Lunda, Deus disse, ali, Quero uma terra fértil, um povo nobre guerreiro e caçador, quero, verde por todo o lado, muita humidade, rios, quero calor! Quero o Nascer do Sol mais lindo do Mundo e um por do Sol absolutamente mágico e relaxante!
Uma noite amena cheia pelo coaxar dos sapos, e o cantar das cigarras, e, no alto todas as estrelas do Universo, a cintilar de brilho e vida!!
Um Santo auxiliar seu disse-lhe mas, Meu Deus, para teres esse verde todo, e essa humidade toda tenho que ter o Céu encoberto de vez em quando, e, dar-Te chuva! Como farás para ver o azul do Céu de dia? Põe-lhes o Luembe, o Luaximo, o Cataíla e o Kassai! Esses rios serpentearão e tanto estreitam como abrem dando-me o azul das suas águas para imitar o Céu, nesses dias encobertos! E à Noite? à Noite - Enche-me todo aquele espaço dos mais brilhantes Pirilampos, pois dar-me-ão a sensação das estrelas quando cobertas pelas nuvens! Mas Meu Deus, tu fizeste o Pirilampo, como sendo um bichinho que nem sempre emite luz e com um ciclo de vida muito bem determinado! Vou mudar o Pirilampo? Não, para quando não houver os Pirilampos enche-me o chão de pedras lindas, pequenas, brilhantes e reluzentes como mil sois, as quais com a lavagem dada pela água das chuvas compensarão a falta dos pirilampos e as estrelas do Céu!
E assim se fez esse cantinho de "Nzambi"!
O Seu auxiliar perguntou-lhe no fim disto tudo! Mas Meu Deus, ali, ali puseste tudo! Tudo! Tudo! Porquê? E Deus disse-lhe: É ali que eu irei descansar no sétimo dia da criação e será sempre ali que irei repousar quando me sentir cansado! Por isso, no mínimo, tem que ser o mais próximo do Paraíso que for possível! E assim se fez!! Mas, mais tarde, apareceu o Diabo e.....Deus deixou de poder descansar!!!!

Joao(zinho) Valente
Posted by Hello