segunda-feira, agosto 22, 2005

Duarte na Lunda

Acho que a leitura desta entrevista fará bem a muito boa gente...

domingo, agosto 14, 2005

Jimbo e Disco-nigth...

Sim, é um relato de uma coisa que se passou no Domingo passado, faz hoje uma semana, mas tenho tido muito trabalho e pouca paciência para escrever, escolher fotos e o pior de tudo, que é colocar as fotos aqui no blog, pois a velocidade da nossa net aqui no Luxilo está uma lástima. De modo que o que tenho feito em vez de passar tanto tempo à noite aqui na net é ir para o meu quarto ler.
Se bem que agora com um programa espectacular tenho cá ficado mais tempo apesar da sua lentidão exasperante. É o Google Earth, um programa da Google que permite através da sua base de dados de fotografias de satélite de todo o mundo, navegar através delas em 3D, pois ele faz a elevação do terreno. Com isto já fui a casa (não vou lá todos os dias, mas quase) tenho visitado montes de sítios que já não via à muito tempo, vou às nossas praias... Enfim tenho-me fartado de viajar. Pode parecer que não, mas é um escape e ajuda.
Já agora para quem tiver for buscar/tiver o programa, as coordenadas aqui do Luxilo são latitude 7°35'43.77"S; longitude 21°21'7.96"E. A resolução aqui não é muito boa, mas dá para perceber o padrão geométrico das casas aqui do Lupango do Luxilo. O resto do casario (de adobe principalmente), é a mancha mais clara que se estende e distingue a Norte do Lupango.

Bem, então no domingo passado, estava eu mais o Cláudio Matabicho a beber umas cervejas no Jango do projecto quando nos lembramos de ir dar um passeio em busca de mais pessoal. Fomos então até à cantina do Uazenga, mas entretanto passamos pela casa da tia Bela e o Matabicho quis ir lá cumprimentar as pessoas (eu ainda não as conhecia). A “tia” Bela, a matriarca da casa, viveu muitos anos em Portugal no Barreiro mas resolveu voltar à pouco tempo. Está agora a preparar a abertura de um jango para servir refeições e petiscos aqui no Luxilo, e só a construção já está com um óptimo aspecto. Acho que a inauguração vai ser a 28 deste mês...
Bem, o certo é que ela estava a cozinhar carne de caça e convidou-nos para aparecer mais tarde para provar do petisco... Lá fomos e voltamos muito rapidamente do Uazenga sempre a pensar na caça, que era Jimbo, o nome que aqui se dá ao papa-formigas. Não vi o bicho inteiro, parece que é muito grande, o que comemos foi parte de uma pata traseira e deu para bastantes pessoas.
Que maravilha! Muito bom mesmo. Realmente as formigas são um óptimo alimento. Estou a ver que faço bem em sempre que posso, comer Makenene (só não comi uma vez, mas os bichos estavam vivos e não queria levar nenhuma dentada deles...).
O jimbo foi servido com o omnipresente funge, que com aquele molhinho da carne estava uma maravilha. Ainda repeti funge só para o comer com molho quando a carne acabou...
Após a refeição e algum convívio com o pessoal dou por mim já dentro de um carro a caminho de Nzagi... Íamos levar lá uma pessoa, mas o que é certo é que às tantas já estávamos dentro da discoteca do costume... Como eu tinha a máquina comigo desta vez tenho fotos dela. É um bocado underground, mas tendo em conta onde estou, num sítio tão afastado da capital, não se está nada mal.
A tia Bela a preparar o petisco. Feito a carvão, claro. Posted by Picasa
O tacho do petisco! Posted by Picasa
Eu e o Osvaldo a dar cabo do pitéu. Posted by Picasa
O bar da discoteca Posted by Picasa
O DJ... Posted by Picasa
 Posted by Picasa
Estava pouca gente, mas também era Domingo... Posted by Picasa

segunda-feira, agosto 08, 2005

Muito bom

Cá vai um site que vale a pena ir ver...

sexta-feira, agosto 05, 2005

Passeio domingueiro

No Domingo passado fui dar uma voltinha de manhã. Para abrir o apetite, claro.
Cá vão umas fotos que tirei. Tenho mais mas vão ficar para depois.

Uma zona com garimpo. Este tipo de garimpo é o que chamam o método 4 por 4, em que se abrem quadrados de 4 por 4 metros e afundam-se até chegarem ao cascalho. Depois faço um report mais exaustivo acerca do garimpo e seus métodos.
Uma coisa que me surpreendeu é que eles lá com os seus métodos empíricos até as associações de minerais pesados têm em atenção... Coisa que por aqui não se faz.......

Uma menina que encontrei pelo caminho...
Assim que me debrucei para a ver melhor ela enfunou o corpo todo, tornando-se mais larga. Mas era pequenina, não tinha mais de 30 cm de comprimento.
Não faço a mínima ideia de que espécie se trata. Opiniões?... David?

quarta-feira, agosto 03, 2005

 Posted by Picasa