domingo, agosto 14, 2005

Jimbo e Disco-nigth...

Sim, é um relato de uma coisa que se passou no Domingo passado, faz hoje uma semana, mas tenho tido muito trabalho e pouca paciência para escrever, escolher fotos e o pior de tudo, que é colocar as fotos aqui no blog, pois a velocidade da nossa net aqui no Luxilo está uma lástima. De modo que o que tenho feito em vez de passar tanto tempo à noite aqui na net é ir para o meu quarto ler.
Se bem que agora com um programa espectacular tenho cá ficado mais tempo apesar da sua lentidão exasperante. É o Google Earth, um programa da Google que permite através da sua base de dados de fotografias de satélite de todo o mundo, navegar através delas em 3D, pois ele faz a elevação do terreno. Com isto já fui a casa (não vou lá todos os dias, mas quase) tenho visitado montes de sítios que já não via à muito tempo, vou às nossas praias... Enfim tenho-me fartado de viajar. Pode parecer que não, mas é um escape e ajuda.
Já agora para quem tiver for buscar/tiver o programa, as coordenadas aqui do Luxilo são latitude 7°35'43.77"S; longitude 21°21'7.96"E. A resolução aqui não é muito boa, mas dá para perceber o padrão geométrico das casas aqui do Lupango do Luxilo. O resto do casario (de adobe principalmente), é a mancha mais clara que se estende e distingue a Norte do Lupango.

Bem, então no domingo passado, estava eu mais o Cláudio Matabicho a beber umas cervejas no Jango do projecto quando nos lembramos de ir dar um passeio em busca de mais pessoal. Fomos então até à cantina do Uazenga, mas entretanto passamos pela casa da tia Bela e o Matabicho quis ir lá cumprimentar as pessoas (eu ainda não as conhecia). A “tia” Bela, a matriarca da casa, viveu muitos anos em Portugal no Barreiro mas resolveu voltar à pouco tempo. Está agora a preparar a abertura de um jango para servir refeições e petiscos aqui no Luxilo, e só a construção já está com um óptimo aspecto. Acho que a inauguração vai ser a 28 deste mês...
Bem, o certo é que ela estava a cozinhar carne de caça e convidou-nos para aparecer mais tarde para provar do petisco... Lá fomos e voltamos muito rapidamente do Uazenga sempre a pensar na caça, que era Jimbo, o nome que aqui se dá ao papa-formigas. Não vi o bicho inteiro, parece que é muito grande, o que comemos foi parte de uma pata traseira e deu para bastantes pessoas.
Que maravilha! Muito bom mesmo. Realmente as formigas são um óptimo alimento. Estou a ver que faço bem em sempre que posso, comer Makenene (só não comi uma vez, mas os bichos estavam vivos e não queria levar nenhuma dentada deles...).
O jimbo foi servido com o omnipresente funge, que com aquele molhinho da carne estava uma maravilha. Ainda repeti funge só para o comer com molho quando a carne acabou...
Após a refeição e algum convívio com o pessoal dou por mim já dentro de um carro a caminho de Nzagi... Íamos levar lá uma pessoa, mas o que é certo é que às tantas já estávamos dentro da discoteca do costume... Como eu tinha a máquina comigo desta vez tenho fotos dela. É um bocado underground, mas tendo em conta onde estou, num sítio tão afastado da capital, não se está nada mal.