quarta-feira, julho 13, 2005

Outra realidade.

Esta segunda feira fiz uma coisa estranha.
Um homem morreu aqui no Luxilo, pensa-se que em consequência de uma tareia que levou há uma semana atrás, devido a uma dívida que tinha para com alguém, não sei quem. O homem, Samonda Francisco de seu nome, que aqui ponho em sua memória, era operador cá na mina, gostava da pinga e tinha algumas dívidas por aí... Era um “mais velho”, o nome que aqui se dá às pessoas mais velhas que nós, mas àquelas com mais idade... Uma maneira creio que mais respeitosa/afectuosa do que o “kota”.
Bem, então a policia veio cá aos escritórios para conversar com o nosso chefe a respeito da coisa. Não sei concretamente do que falaram, mas no fim dessa conversa vieram ter comigo para me pedir que fosse tirar umas fotos ao cadáver para juntar ao relatório que iam fazer. Estamos num sitio pequeno, é natural que a policia não tenha todos o meios necessários à coisa, e como eu aqui sou o tipo das fotografias (não sei porquê...) lá me pediram isso.
Ao princípio estava um pouco apreensivo, mas claro que acedi ao pedido e lá fui. Afinal, trata-se apenas de um corpo sem vida, não tem problema.
Às tantas a minha maka era o que a família e amigos do falecido diriam por estar lá um tchimbari a tirar fotos ao corpo. É que ainda não percebi bem o quê da coisa, mas por vezes não gostam que eu tire fotografias, embora geralmente gostem e inclusivamente mo peçam para fazer, e claro que numa situação destas não me pareceu que fossem apreciar muito o facto de eu lá estar a fazer isso.... Afinal não houve confusão, claro que se gerou um zumzum quando lá cheguei (acompanhado da policia naturalmente) mas vozes só se levantaram quando disse que se tinha de virar o corpo para poder fotografar outros ângulos das equimoses que o corpo tinha. Felizmente alguns familiares mais esclarecidos fizeram evacuar (tipo juiz sim...) a casa onde se fazia o velório e procedeu-se à manobra. Embora não se tenha feito a coisa realmente como eu estava a pensar (sim, com base no que vi em filmes, mas estes são baseados na vida real, não é?) lá se fez qualquer coisa.
É triste, mas a tareia que o homem levou foi por uma merda de uns 150 dólares. Sei agora que o mandante (e participante) está preso.
Claro que essas fotos não as porei aqui.

1 Comments:

Blogger Vegeta said...

Em tão pouco tempo e já tens tanto para contar. Bom, mau e estranho, tudo te acontece por aí!

11:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home