terça-feira, julho 12, 2005

Descobri um dia destes no meio de uns eucaliptos (que no tempo colonial plantávamos (os Portugueses) por aqui em zonas com habitações para fazer sombra, assim como as mangueiras também pelo mesmo motivo, para além de ainda darem fruta... e muita!) uma mimosa, e como de costume desde que há muitos anos a minha mãe me falou na mimosa sensitiva, sempre que vejo uma planta com as folhas parecidas vou logo tocar a ver se se trata da sensitiva ou não. Claro que nunca encontrei uma. Até agora!
Esta planta é sensivel à luz e ao tacto, quando tocamos nela as suas folhas retraem-se parecendo murchar. As que estão na sombra fazem-no muito mais lentamente que as que estão ao sol, que se retraem muito rapidamente mesmo. A sequência de fotos a seguir foi tirada em pouco mais de dois segundos. Posted by Picasa

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nome vulgar: Mimosa sensitiva
Nome lat.: Mimosa pudica
Fam.: Leguminosas
Não só o toque, mas também a proximidade de uma fonte de calor, como uma vela acesa, desencadeia esse comportamento. Dá flores rosadas em forma de pompom.
É uma grande malandra. Levada da América tropical, aclimatou-se em muitos sítios, desde que quentes e relativamente húmidos, podendo tornar-se infestante como, aliás, as outras mimosas, suas primas.
Há hipótese de arranjar sementes? No meu jardim fechado, ela não teria oportunidades de fuga...
Nela

3:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

No Dundo havia-as lá pelos "Cavalos"

David

3:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home