quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Festa de Carnaval na Lunda (sem máscaras)

Eu bem tenho tentado vir aqui, mas nada feito, não sei o que se passa, mas estamos sem net ou praticamente sem ela desde segunda feira à noite... O que é chato, pois assim não sei o que se passa pelo Mundo fora...

Bem, ontem foi dia de carnaval, não faço ideia do que por aí aconteceu, mas cá na mina a ENDIAMA organizou uma festa no nosso Jambo onde se juntaram pessoas dos vários projectos mineiros em redor deste, que para quem não sabe é o Projecto Chimbongo. Claro que aqui à volta é tudo relacionado com diamantes, tanto de aluvião como de kimberlito. Foi uma festa Africana, com um som altíssimo dentro do Jambo (coisa tipicamente angolana, isto do som muito alto) e comida típica que era bem boa. Havia funge (claro!), moamba, cabrito guisado com folhas de mandioca (não me lembro do nome do prato, mas vou averiguar), carnes grelhadas, vários tipos de guisados de carnes, havia um prato feito com peixe seco e folhas de mandioca, e acompanhamentos com legumes guisados, feijão, quiabos, beringelas, abóbora etc... Acho que foi o refogado de beringelas (pequeninas e cozinhadas inteiras) com quiabos que eu comi cheio de gula que me deu a volta à barriga hoje de manhã... Ok, também bebi umas cervejinhas que podem ter ajudado à coisa.... Já me já me esquecia, havia também uma taça grande cheia de gindungo que surpreendentemente ficou quase por metade! E garanto que era muito picante!

Claro que havia muita bebida, onde abundavam os nossos vinhos, cerveja (Castle, sul africana), whisky e outras bebidas espirituosas.

Quanto a sobremesas, a minha Mãe que me desculpe, mas não cheguei a provar nenhuma, fiquei tão entretido na palheta a saber coisas destes mundos (Africa e as mineração) para mim ainda completamente desconhecidos, que me esqueci de lançar um ataque às sobremesas, fui apenas petiscando uns bolinhos salgados, fritos, que pareciam de uma massa folhada, pesada, cujo recheio não faço ideia o que seria. Mas eram bem bons. Pareciam croissants pequeninos. Nham nham...

Conheci pessoal interessante, e recebi um convite para ir um dia destes visitar uma mina aqui perto onde se explora um kimberlito. Uma das pessoas que conheci já aqui trabalhou à uns anos, um rapaz da minha idade, o Otávio, que tirou o curso de geologia no Porto e que conhece/conheceu pessoal da minha faculdade. Foi engraçado ouvir falar aqui de nomes de pessoal de lá, o Churro, o João de Cascais, o Domingos, a Inês, “as duas loiras que andam sempre juntas, uma chama-se Sara, e a outra é...” a Cata, claro. O mundo é muito pequeno mesmo...

A festa acabou cedo, por volta das 23h, mas é preciso ver que aqui gerimo-nos quase pelo ritmo circadiano, o mata-bicho é das 6 às 7, o almoço das 12 as 14 e o jantar é das 18 às 20. Digo quase porque às 6 e pouco já é de noite... Eu é que ainda continuo teimosamente a deitar-me depois da meia noite e a dormir pouco, mas isso vai ter de acabar. Por isso já sabem, se querem falar comigo no MSN tem de ser cedo, não posso ficar até às tantas acordado como em Lisboa.... Tás a ouvir??

Depois da festa terminada ainda tentei vir cá para postar umas fotos mas nada de net...

É pena não poder colocar aqui os filmes que fiz, mas depois mostro.


3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

atao e ***** boas nao ha?
um abraço
tomás

9:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tomás és uma desgraça
o miudo anda à procura de diamantes.
toda a gente sabe que as g**as mais boas, com coração de diamante estão todas em portugal.
não é duarte?
rita

10:49 da manhã  
Blogger Vegeta said...

Olá de novo!
És tu que deixas comments no meu blog? Fixe!

Fico contente em saber que te estás a safar! Manda-me um mail com o teu novo e-mail para eu te escrever!

beijocas
Filipa

5:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home