quinta-feira, abril 28, 2005

Esta semana realizaram-se os festejos (grande pompa...) relativos ao dia do mineiro com (pelo menos do que me foi dado a ver) algumas actividades desportivas. Uma delas foi um torneio de snooker que envolveu dois projectos da zona, o meu e o Projecto Chitotolo. Na vez em que lá fomos para a disputa (sim ganhámos, o Lucas (supervisor de exploração) foi o Campeão...) tive oportunidade de comer um petisco especial, makenene.
Makenene são as soldados das térmitas, lá para baixo (ou melhor, nos arquivos) já postei uma foto de uma termiteira delas, aqui chamados de montes de salalé. A salalé são os indivíduos reprodutores que saem das termiteiras, parece que no final da época das chuvas... Quer dizer que está quase a aparecer... Chlép chlép!
O sabor do makenene para ser sincero não é nada de especial, a coisa mais estranha é mesmo sentir a cabeça quitinosa a quebrar-se entre os dentes e as mandíbulas a picarem na boca. Isso é que é estranho. Mas passa rapidamente. É bom com gindungo.
É comido crú, mas parece que os mais afoitos arriscam-se a comer os bichos vivos.... Com muito cuidado que a mordida é violenta...
Posted by Hello

1 Comments:

Blogger JB said...

Até não tem mau aspecto, traz um saquinho de bicheza dessa e já agora aprende a receita...troco um petisco disso por uns pires de caracóis e umas jolas...

12:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home